Sócrates acredita no empenho dos líderes da Zona Euro - TVI

Sócrates acredita no empenho dos líderes da Zona Euro

Nas comemorações da entrada de Portugal na União Europeia, o primeiro-ministro mostrou-se confiante no projecto europeu

Relacionados
O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que as últimas cimeiras europeias em que participou, e que foram dominadas pelo tema da crise, permitem-lhe acreditar que os líderes da Zona Euro estão determinados em fazer avançar o projecto europeu.

José Sócrates falava no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no encerramento de um colóquio sobre os 25 anos da adesão de Portugal e de Espanha à Comunidade Económica Europeia e que teve a presença dos dois chefes de Governo ibéricos que então assinaram o acordo de adesão, Mário Soares e Felipe González.

Numa intervenção mais optimista do que as de González e Soares, José Sócrates referiu-se aos progressos da União Europeia ao longo das duas últimas décadas, mas falou também sobre o ambiente que se viveu na última cimeira de líderes da Zona Euro, num momento em que a moeda única se encontrava sob grande pressão nos mercados internacionais.

«Essa reunião foi para mim decisiva, porque se percebeu claramente que se estava a passar um ataque ao euro e a consciência europeia de que todos tínhamos de agir em conjunto. Fiquei animado pelo espírito europeu, pela consciência de todos de que a única forma de defesa e de valorização da Europa se faz com mais integração política», sustentou.

José Sócrates manifestou-se ainda confiante de que o actual processo europeu caminhará para o aprofundamento «e não para o contrário, porque a alternativa seria a regressão». «Não sou tão optimista como Mário Soares, mas tenho confiança na Europa e tenho a certeza que saberá interpretar os resultados desta crise como uma necessidade imperiosa de avançar», declarou ainda o primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados