Tratado assinado: referendo ou não? - TVI

Tratado assinado: referendo ou não?

  • Portugal Diário
  • 13 dez 2007, 20:29

António Costa defende ratificação. JS o referendo. E o leitor?

Relacionados
Os 27 países da UE assinaram esta quinta-feira, em Lisboa, o Tratado de Reformador da União. Em cima da mesa surge a questão imediata: referendo ou não? António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, já veio defender a ratificação parlamentar. Por outro lado, a Juventude Socialista pede um referendo.

António Costa afirmou que «será suficiente a ratificação parlamentar» e defendeu que Portugal é hoje «um país totalmente integrado na Europa e com grande peso da UE».

Já a Juventude Socialista anunciou que defende a realização de um referendo por considerar que «permitirá aproximar os portugueses do processo de integração europeia».

«Aberto este novo capítulo na vida da União, a JS entende estarmos perante uma oportunidade irrecusável para debater de forma participada a Europa e o seu futuro», argumentam os jovens socialistas, declarando por isso que a «JS defende referendo ao Tratado de Lisboa».

O PS e o Governo ainda não anunciaram a sua posição sobre a forma de ratificação do tratado. No final da cimeira de Lisboa, em que se chegou a acordo sobre o documento, o primeiro-ministro, José Sócrates, remeteu esse anúncio para um momento posterior à assinatura do tratado.

E o leitor? O que acha? Deve Portugal referendar o Tratado de Lisboa?
Continue a ler esta notícia

Relacionados