Jardim admite gravidade das contas em carta a Passos - TVI

Jardim admite gravidade das contas em carta a Passos

Jardim

Missiva foi enviada a 30 de Agosto

Relacionados
Alberto João Jardim enviou uma carta a Pedro Passos Coelho no dia 30 de Agosto sobre a situação económica da Madeira, onde admite que a situação é grave. O Jornal da Madeira revela o conteúdo da missiva.

O presidente do Governo Regional assume que a Madeira «enfrenta uma situação económica e financeira grave que a impede de continuar a refinanciar a sua dívida em condições sustentáveis».

Alberto João Jardim escreve ainda que com o crédito restringido a administração e o sector empresarial estão a enfrentar dificuldades. Jardim pede ao Governo da República «uma avaliação técnica da situação» para servir de base à «execução, pelas autoridades regionais, de um programa de ajustamento económico e financeiro» da região.

O líder madeirense já veio comentar a divulgação da missiva. «É uma carta generalista de apenas uma folha, que não tem nem números, porque os números já estavam lá e só pede a intervenção da República, sem prejuízo da Zona Franca da Madeira», diz segundo o Jornal da Madeira.Jardim esclarece ainda que «a frase que o ministro das Finanças utilizou e que escandalizou muita gente, que «a situação da Madeira como está é insustentável», é sua: «Sou eu que a escrevo e é de facto uma situação insustentável aquela em que nós estamos».

«Peço, portanto, a intervenção da República, não digo que é uma intervenção apenas para fins contabilísticos. Peço para ver se a gente estuda e resolve isto. Mas vai levar algum tempo, porque vai ser preciso combinar várias coisas, em termos de números que existem e da realidade existente, isto não é para brincar às eleições», resumiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados