PS reage: PSD quer «deixar cair o Estado social» - TVI

PS reage: PSD quer «deixar cair o Estado social»

Francisco Assis fez declaração aos jornalistas após conferência de Passos Coelho

O PS reagiu esta terça-feira à declaração de Passos Coelho com uma «avaliação crítica» do projecto do PSD de revisão constitucional, dizendo que a única motivação dos sociais-democratas é deixar cair o Estado social e que os socialistas recusarão estas mudanças.

A posição foi transmitida aos jornalistas pelo líder parlamentar socialista, Francisco Assis, no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS.

«Combateremos vigorosamente esta tentativa de refundação constitucional do PSD. O projecto de revisão constitucional do PSD concentra-se num único objectivo: deixar cair o Estado social», declarou Francisco Assis.

Sobre as declarações do Presidente da República, o PS considerou que Cavaco fez uma declaração «sensata» ao afirmar que eventuais mudanças na Constituição da República deverão ser «incontestáveis» para a melhoria do texto constitucional.

«Em primeiro lugar, foi uma declaração sensata e foi uma declaração que apelou para um princípio de estabilidade constitucional. O PS também entende dessa forma, porque não há hoje nenhuma razão paras criar um ambiente de querela constitucional em Portugal», declarou o presidente da bancada socialista.

Segundo Francisco Assis, a prioridade em termos de acção política «é o combate à crise económica e financeira, que tem uma proveniência internacional». «Temos de nos concentrar no esforço de modernização nas mais diversas áreas. O actual texto constitucional não é entrave a qualquer reforma ou a qualquer alteração que possa ser levada a cabo para a modernização do país ¿ e o professor Cavaco Silva sabe isso bem, porque foi primeiro-ministro», disse.

Entretanto, o Secretariado Nacional do PS designou Pedro Silva Pereira para coordenar o grupo de trabalho deste partido para a revisão constitucional, que terá no total dez elementos.

Falando no final da reunião do Secretariado Nacional do PS, o presidente do Grupo Parlamentar socialista, Francisco Assis, referiu que o grupo de acompanhamento da revisão constitucional será coordenado na Assembleia da República pelo dirigente Vitalino Canas.

«O grupo de trabalho do PS para a revisão constitucional começará a trabalhar imediatamente», acrescentou Francisco Assis.
Continue a ler esta notícia