PM quer «visão partilhada» com PS sobre UE - TVI

PM quer «visão partilhada» com PS sobre UE

Primeiro-ministro diz que Portugal sairia beneficiado

Relacionados
O primeiro-ministro afirmou, nesta terça-feira, que se impõe que o Governo e o PS trabalhem para chegar a uma «visão partilhada» sobre a política europeia, se possível antes do próximo Conselho Europeu, porque isso beneficia Portugal.

Em declarações aos jornalistas, no final de um encontro empresarial na Câmara do Comércio de Lima, no Peru, Pedro Passos Coelho não adiantou se vai encontrar-se com o secretário-geral do PS, António José Seguro, antes do próximo Conselho Europeu, de 28 e 29 de junho, mas adiantou que têm decorrido conversações com o maior partido da oposição.

«Era importante que pudéssemos chegar a essa reunião [Conselho Europeu] com uma visão partilhada também com o PS», disse, citado pela Lusa.

«O que posso dizer é que uma visão conjunta, comum, entre o maior partido da oposição e do Governo beneficia Portugal. E, se isso beneficia Portugal, então impõe-se mesmo que possamos trabalhar juntos para que cheguemos a uma visão que possa ser partilhada por um número muito alargado de portugueses», sustentou.

Antes, o primeiro-ministro considerou que o diálogo político «é uma condição importante» que se tem verificado em Portugal e que «as conversações com o PS têm vindo a decorrer já há bastante tempo, visando encontrar uma ponte suficientemente ampla em termos de agenda europeia».

Passos Coelho adiantou que é o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, quem «tem vindo a conduzir de forma mais direta esses contactos», e que, nesta altura, os acompanha «à distância».

O primeiro-ministro chegou a Lima na segunda-feira, acompanhado pelo presidente da AICEP, Pedro Reis, para uma visita de seis dias ao Peru, Brasil e Colômbia.

Hoje à noite, Passos Coelho vai viajar para o Rio de Janeiro, onde participará na conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, seguindo depois para Bogotá, onde ficará na sexta e no sábado, chegando a Lisboa no domingo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados