PSD: «Descida de rating é muito discutível» - TVI

PSD: «Descida de rating é muito discutível»

Líder parlamentar acusa Moody's de não atender à «realidade» portuguesa e garante que o Governo e os deputados estão «empenhados» em cumprir os compromissos

Relacionados
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse que a decisão da Moody's de descer o rating da dívida pública portuguesa é «muito discutível», atendendo ao facto de o novo Governo ter «antecipado medidas» para «cumprir com os seus compromissos».

«É uma decisão muito discutível e que não atende ao desenvolvimento de uma nova realidade em Portugal, com um novo Governo que, logo no início das suas funções, antecipou medidas para facilitar o cumprimento das metas do Orçamento de Estado e do memorando da troika», afirmou aos jornalistas no Parlamento.

Reforçando que há uma «nova realidade política» em Portugal, com «80 por cento dos deputados a pertencerem aos partidos que assinaram o acordo (PSD, PS e CDS-PP)», Luís Montenegro alertou, no entanto, que não é altura de ter «uma atitude hostil» com as agências de rating.

«O Governo e a maioria parlamentar não vão esmorecer com esta notícia. Vamos continuar concentrados para cumprir as metas», prometeu, com esperança que, «a prazo», os mercados «irão percepcionar» que o país está no bom caminho.

Questionado sobre o timing desta descida de rating, na véspera de mais um leilão da dívida, Montenegro concluiu que «é muito difícil descortinar as motivações» da Moody's.
Continue a ler esta notícia

Relacionados