Pequim confirma novo surto de gripe aviária perto de Macau - TVI

Pequim confirma novo surto de gripe aviária perto de Macau

Gripe das Aves - H5N1

O Ministério chinês da Agricultura confirmou um novo surto de gripe aviária na província de Gunagdong, fronteira com Macau.

Relacionados
Segundo a agência «Lusa», este facto já levou à morte e ao abate de mais de 36 mil patos.

O Laboratório chinês de Referência de Gripe Aviária confirmou o surto ocorrido a 5 de Setembro como um subtipo do vírus H5N1, a estirpe mais perigosa do vírus causador da gripe das aves, disse o ministério chinês em comunicado na sua página na Internet.

As autoridades abateram já 36.130 patos, desde que os responsáveis de uma exploração aviária na no distrito de Panyu, perto da cidade de Cantão, capital da província, lançaram o alerta após a morte dos seus patos no início de Setembro.

O Governo de Hong Kong, que também faz fronteira com Guangdong, impôs esta terça-feira um embargo de 21 dias à importações de aves oriundas das zonas afectadas pelo vírus H5N1.

Antes deste caso em Guangdong, o último caso conhecido de contaminação pelo H5N1 na China ocorreu a 19 de Maio na província de Hunan, centro do país, com a morte de mais de 11 mil aves de capoeira e o abate de outras 52.800.

A China registrou 25 casos humanos de gripe aviária desde 2003, que causaram a morte a 16 pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados