Bush e Sócrates defendem estreita cooperação Europa/EUA - TVI

Bush e Sócrates defendem estreita cooperação Europa/EUA

Bush e Sócrates na casa Branca - Foto André Kosters/Lusa

O presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro José Sócrates defenderam mais cooperação entre a UE e os Estados Unidos.

Relacionados
Bush e Sócrates falavam a jornalistas no final do encontro de cerca de uma hora que mantiveram ao fim da manhã (hora local/mais 5 horas em Lisboa), na Casa Branca.

Segundoa a agência «Lusa», o presidente norte-americano salientou a importância do «trabalho conjunto» entre os EUA e a União Europeia e agradeceu a José Sócrates o apoio de Portugal nas intervenções militares no Afeganistão e no Iraque.

Por seu lado, José Sócrates, que falou em inglês, disse que a sua primeira prioridade é manter «uma Europa forte e unida» e trabalhar «em estreita coordenação com os EUA a favor da estabilidade e da segurança mundial».

Os dois dirigentes, que falaram na Sala Oval da Casa Branca, onde decorreu a reunião, dedicaram apenas cerca de quatro minutos a declarações públicas, no final do encontro, não tendo havido direito a perguntas dos jornalistas.

Na reunião entre Bush e Sócrates, estiveram presentes a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados