PT e YDreams lançam produto «pioneiro» de acesso à Internet - TVI

PT e YDreams lançam produto «pioneiro» de acesso à Internet

  • Rui Pedro Vieira
  • 28 mai 2007, 13:34
Sapohome

A Portugal Telecom (PT) e a empresa de tecnologia YDreams apresentaram, esta segunda-feira, um novo produto de acesso à Internet para utilização doméstica a partir de um ecrã táctil.

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O «Sapohome» é o resultado de uma parceria entre as duas empresas que esperam vender num ano 10 mil unidades deste aparelho cujo target é o mercado imobiliário.

«Existem barreiras no acesso ao PC, pelo que este é um produto pioneiro no acesso à Intenet», disse em conferência de imprensa o administrador da PT Comunicações, Luís Lopes, acrescentando que o «Sapohome» não tem custos adicionais, além do preço de aquisição (800 euros) e que necessita de rede ADSL para funcionar.

«É um novo conceito em que procurámos desenvolver dois tópicos: as interfaces têm que ser simples e, tendo em conta que os mecanismos de busca na Internet falham por serem de nível global, as informações locais foram nesta plataforma contempladas», disse em conferência de imprensa o presidente da YDreams, António Câmara.

Ao aproveitar os conteúdos do portal Sapo, este ecrã que pode ser instalado em qualquer divisão da casa e que funciona como moldura digital quando não está a ser utilizado, nesta fase de lançamento apresenta como opções de informação as notícias, o trânsito, listas de restaurantes e farmácias, horóscopo, programação de televisão e um mapa da região onde o aparelho é instalado.

«Este produto permite aceder à informação sem ter de ligar o computador, com acesso imediato, além de estar sempre disponível e não ter custos adicionais», acrescentou Luís Lopes.

Serviços de Telesegurança e Televigilância são próximo passo

O «Sapohome», integrado na área de soluções imobiliárias da PT que representam receitas anuais de 10 milhões de euros,tem como principal cliente nesta primeira fase o mercado imobiliário, através de soluções integradas de voz, Internet, segurança e domótica.

«Achamos que os construtores que o adquirirem podem diferenciar as casas que querem vender», acrescentou o administrador da PT Comunicações. Segundo Luís Lopes, o «Sapohome» «pode ser costumizado para serviços específicos de cada empreendimento».

Numa segunda fase, o aparelho com serviços geo-referenciados e personalizados, num interface «intituivo», vai passar a contar com os equipamentos de Telesegurança e Televigilância da PT, além de reforçar a ligação com entregas de produtos ao domicílio ou assistência médica remota.

Estas inovações não vão, de acordo com a YDreams, que irá assegurar o desenvolvimento tecnológico da plataforma assim como o equipamento de suporte, desvirtuar o conceito-base do «Sapohome»: «Esta é mais uma janela do Sapo, onde tentamos fazer um filtro para o que interessa ao dia-a-dia das pessoas. Não queremos complicar a interface, queremos sempre o acesso simples», concluiu o Business Development Director da empresa de tecnologia, Theo Fernandes.
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