Metro abriga sem-abrigos durante vaga de frio - TVI

Metro abriga sem-abrigos durante vaga de frio

Metro abriga sem-abrigos durante vaga de frio

O Metropolitano de Lisboa deverá manter permanentemente abertas as portas de algumas estações para albergar os sem-abrigo durante a vaga de frio prevista para esta semana, segundo o Diário de Notícias (DN).

Esta opção deverá ser ponderada hoje, numa reunião entre a Direcção-Geral de Saúde, o Instituto de Meteorologia e o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil para analisar os possíveis impactos da vaga de frio na saúde pública.

Reconhecendo que as estações do Metropolitano não são propriamente "um local muito acolhedor", o porta-voz da empresa, Nuno Soares, disse ao Diário de Notícias que a empresa tentará manter "todos os sistemas em funcionamento", tais como a iluminação e a ventilação, de forma a criar condições para proteger os sem-abrigo do frio.

Caso venha a ser necessário recorrer ao Metropolitano, tal como já aconteceu noutros anos, a empresa está disposta a reforçar a vigilância das estações "para evitar situações de risco".

Idosos, crianças e as pessoas que vivem nas ruas estão nos grupos de risco devido às baixas temperaturas esperadas a partir de hoje no território continental português.

A descida de temperatura surgirá por causa da influência de uma massa de ar muito frio de origem polar, disse domingo à Agência Lusa fonte do Instituto de Meteorologia.

O tempo frio vai durar até quinta-feira (inclusive), na sequência da influência da massa de ar frio, associada a um anticiclone localizado a Oeste da Irlanda.
Continue a ler esta notícia