A Autoeuropa aumentou a produção de automóveis em 2008, mas ficou aquém do objectivo das 100 mil unidades que tinha sido definido, por causa da crise.
De acordo com o director-geral da fábrica de Palmela, que falou aos jornalistas esta terça-feira, a fábrica conseguiu aumentar o volume de produção 0,5 por cento.
Fábrica vai parar mais dias
Citado pela Lusa, Andreas Hinrich revela que, até Setembro, a empresa estava «quase no objectivo», mas em Outubro, a Autoeuropa viu-se obrigada a suspender a produção durante cinco dias, devido à quebra na procura.
O novo Scirocco, que entrou em cena em Maio, foi determinante para o aumento do volume de produção. Em 2007, a Autoeuropa fabricou 55.560 descapotáveis Eos e 38.049 monovolumes (Sharan e Alhambra). No ano passado, a produção dos Eos baixou para 45.534 e a dos monovolumes para 29.897, mas foram fabricados 20.472 Scirocco.
Vendas não acompanham produção
O volume de vendas diminuiu, passando de 1.617 para 1.553 milhões de euros (menos 4%), o que a directora-financeira da Autoeuropa, Dinah J.Kamiske justificou com a diferença introduzida a nível do «mix» de modelos.
O responsável da subsidiária portuguesa da Volkswagen reafirmou a disponibilidade da fábrica para produzir um quarto modelo de automóvel e um sucessor dos actuais monovolumes, mas não quis adiantar datas, embora admitindo que a Autoeuropa pode vir a receber em breve o sucessor do Sharan. «Acho que não vai demorar muito», disse.
Os investimentos previstos para 2008-2010 têm em conta o conceito de uma só linha, a capacidade da fábrica produzir quatro modelos de automóveis diferentes e preparar o sucessor dos actuais monovolumes. O investimento na Autoeuropa subiu 16% entre 2007 e 2008, passando de 88,1 para 102 milhões de euros. Em 2009, a fábrica pretende investir o mesmo que no ano passado, mas vai ser obrigada a parar a produção, devido à quebra na procura.
Autoeuropa falha meta de produção de 100 mil unidades
- Redação
- PGM
- 27 jan 2009, 16:25
Empresa culpa crise
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