Inflação da zona euro atinge novo recorde de 3,5% - TVI

Inflação da zona euro atinge novo recorde de 3,5%

Dinheiro, euros

Ao manter esta tendência, a inflação continuará em 2008, pelo nono ano, acima deste objectivo.

Relacionados
A inflação homóloga na zona euro subiu 0,2 pontos percentuais para um recorde de 3,5 por cento em Março, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo gabinete de estatísticas das Comunidades Europeias, Eurostat.

Com este valor, a inflação volta a atingir um valor recorde, depois dos 3,2% registados de Janeiro, desde que as estatísticas harmonizadas começaram a ser produzidas em 1997, avança a «Lusa».

Para as estimativas rápidas, o Eurostat combina o histórico das informações com informação preliminar sobre os preços de referência dos Estados-membros, bem como o custo da energia.

Os preços dos produtos alimentares, entre os quais os derivados do trigo, soja e milho, assim como os do petróleo estão a alimentar a inflação em zona euro, mantendo-a a um nível bastante superior aos 2 por cento julgado pelo Banco Central Europeu comportável com o objectivo da estabilidade dos preços.

Ao manter esta tendência, a inflação continuará em 2008, pelo nono ano, acima deste objectivo.

Esta primeira estimativa do departamento de estatísticas da União Europeia é calculada na base das informações preliminares sobre os preços do mês de referência dos Estados membros em que há dados disponíveis, assim como sobre as informações preliminares sobre os preços da energia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados