Vendas de carros tombam 36% nos primeiros seis meses - TVI

Vendas de carros tombam 36% nos primeiros seis meses

Carros

Descida atenuou um pouco em Junho

Relacionados
As vendas de veículos automóveis caíram 36,1 por cento nos primeiros seis meses deste ano, revelou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O número é referente a 73.129 veículos ligeiros de passageiros.

Portugal recebe carro eléctrico da Nissan em 2011

No entanto, o recuo atenuou-se um pouco no mês de Junho, mês em que foram comercializados 16.045 automóveis em Portugal.

O mercado de ligeiros de passageiros está a cair há seis meses e, no mês passado, decresceu 23,5%.

Pesados caem 43% no semestre

Quanto aos veículos comerciais ligeiros, a descida foi ainda mais acentuada entre Janeiro e Junho deste ano: o mercado tombou 38,6% em relação ao período homólogo, o que corresponde a um total de 17.558 unidades comercializadas.

No caso dos pesados, o sector atingiu em Junho 269 unidades vendidas, menos 57% do que no mesmo mês do ano anterior. No total do semestre, venderam-se menos 43% de veículos pesados face ao primeiro semestre de 2008 (2.026 exemplares).

«A ACAP vem relembrar que a entrada em vigor, de forma apressada, da nova legislação de crédito ao consumo, vai afectar seriamente o mercado automóvel. A Comissão Europeia recomendou, aos Estados-Membros, que o prazo entre a publicação de legislação e a sua entrada em vigor fosse de um ano e em Portugal aquele prazo foi inferior a um mês», alerta ainda em comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados