Maioria dos empresários e gestores preocupados com crise nos EUA - TVI

Maioria dos empresários e gestores preocupados com crise nos EUA

dinheiro 2

Participantes muito pessimistas diminuem 3%

Relacionados
Uma esmagadora maioria dos empresários e gestores (89 por cento) está preocupada com a recessão que ameaça os EUA e o seu possível contágio à Europa. Estes dados são revelados pelo estudo mensal de opinião promovido pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE)junto dos seus associados.

Assim, quase metade (47%) já sente o abrandamento económico reflectido na actividade da sua empresa. As dificuldades sentem-se ainda a nível do crédito, com 72% dos participantes a afirmarem que este se encontra mais difícil e/ ou mais caro em Portugal.

Medidas «drásticas» nos juros e impostos seriam bem aceites

Quase 88% dos gestores consideram que a Reserva Federal dos EUA e o Congresso de Washington fizeram bem em adoptar medidas drásticas de desagravamento monetário e fiscal.

Já com relação à política monetária seguida pelo Banco Central Europeu, as opiniões dividem-se com 49% a concordar com esta política contra os 41% a discordar da mesma.

O estudo em questão revela ainda que os associados da ACEGE consideram que o «compromisso público de pagamentos pontuais a fornecedores e colaboradores da empresa» é a boa prática empresarial que mais impacto tem na cultura de responsabilidade social e no tecido empresarial em Portugal.

Índice de confiança do país inalterado

Quanto ao índice de confiança dos inquiridos em relação ao País, este não registou grandes alterações, com uma grande parte dos respondentes (30%) a afirmar que não se encontra pessimista nem optimista.

Os participantes francamente pessimistas diminuíram de 16%, em Janeiro, para 13%, registados este mês.

Por sua vez, os moderadamente optimistas diminuíram também de 24% para 21%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados