Eurogrupo ameaça bancos com «instrumentos de tortura» - TVI

Eurogrupo ameaça bancos com «instrumentos de tortura»

BCE

Presidente da instituição, Jean-Claude Junker, considera «absurda» ideia da União Monetária se afundar devido aos problemas gregos

Relacionados
O primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, ameaçou os bancos e fundos de alto risco e especulativos com sanções estatais, escreve a Lusa.

Numa entrevista publicada esta segunda-feira no jornal alemão «Handelblatt», Juncker afirmou: «Temos os instrumentos de tortura no sótão e vamos mostrá-los se for necessário».

«Devemos fortalecer a primazia da política para poder travar os mercados financeiros», disse o presidente do Eurogrupo, citado pela Lusa, no fórum que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro.

Juncker recusou dramatizar a situação económica da Grécia, salientando a rápida actuação da Comissão Europeia depois de descobrir que Atenas tinha deturpado os dados sobre a dívida pública.

O responsável do Eurogrupo considerou «absurda» a ideia de que a União Monetária se possa afundar devido aos problemas gregos e apelou a uma «coordenação mais forte da política económica, sobretudo na Zona Euro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados