Banco alemão IKB lucra 19,5 milhões no primeiro trimestre - TVI

Banco alemão IKB lucra 19,5 milhões no primeiro trimestre

Dinheiro

Principal investidor, Lone Star, rejeita devolução das obrigações

Relacionados
O banco da Indústria alemã, IKB, obteve um lucro de 19,5 milhões de euros no seu primeiro trimestre fiscal em comparação com os números negativos registados em igual período do ano anterior, escreve o «Cinco Días».



O IKB, a primeira entidade alemã que admitiu estar afectada pela crise das hipotecas de alto risco nos EUA, informou, esta segunda-feira, que este ganho se deveu a efeitos especiais, já que o investidor Lone Star, que detém 90 por cento da entidade, dispensou a devolução das obrigações.



O banco registou no primeiro trimestre do ano passado prejuízos de 517 milhões de euros. As receitas caíram 56,4%, entre Abril e Junho (o seu primeiro trimestre fiscal), para 51,6 milhões de euros.



Além disso, no trimestre em estudo, o IKB aumentou as suas provisões na divisão de crédito para 63,6 milhões de euros, ou seja, mais 152,3% que no primeiro trimestre do ano passado.

O banco alemão adivinhou um período de dificuldades financeiras uma vez que a crise económica e financeira mantém-se e espera-se a falência de muitas empresas. O IKB, especializado no financiamento de PME, quer cortar 370 empregos.

O Banco Estatal de Crédito para a Reconstrução e Desenvolvimento (KfW), que era o principal accionista com 45% do IKB, salvou o banco da falência e posteriormente vendeu a sua participação à Lone Star.
Continue a ler esta notícia

Relacionados