Secretária dos Transportes assegura TGV Porto/Vigo em 2013 - TVI

Secretária dos Transportes assegura TGV Porto/Vigo em 2013

TGV V-150

Ana Paula Vitorino afasta receios manifestados pelo Eixo Atlântico

Relacionados
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, reafirmou este sábado que a linha de alta velocidade entre Porto e Vigo estará pronta em 2013, afastando os receios manifestados pelo Eixo Atlântico sobre eventuais atrasos, diz a agência «Lusa».

«Tal como sempre disse, a linha Porto/Vigo é uma linha prioritária e estará pronta em 2013, altura em que será possível viajar entre as duas cidades em 60 minutos, em vez das actuais três horas e meia», afirmou a secretária de Estado dos Transportes.

Ana Paula Vitorino, que falava aos jornalistas em Matosinhos, salientou que a linha de alta velocidade entre Porto e Valença será construída em «duas fases».

«Na primeira fase, será aproveitada a linha existente entre Porto e Braga, com alguns melhoramentos e uma nova estação em Braga, e construída uma linha nova entre Braga e Valença», especificou, acrescentando a linha nova entre Porto e Braga apenas será construída «na segunda fase».

Prazos estão a ser cumpridos

«Não haverá atrasos, os prazos estão a ser cumpridos. Em 2013 chegaremos a duas fronteiras, a do Caia (na ligação Lisboa/Madrid) e a de Valença (na ligação Porto/Vigo)», assegurou.

Ana Paula Vitorino reagia às preocupações manifestadas pelo Eixo Atlântico, que alertou para a existência de «contradições» entre os prazos assumidos pelo governo português e pela Comissão Europeia quanto aos prazos para a ligação de alta velocidade Porto/Vigo.

Nesse sentido, o Eixo Atlântico, que integra 34 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, solicitou esclarecimentos a Ana Paula Vitorino.

No final de Janeiro, a secretária de Estado dos Transportes anunciou o compromisso do governo português de iniciar os trabalhos de adequação do troço Porto/Braga em finais deste ano, o que permitiria cumprir o objectivo de ter a ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo operacional em 2013.

O problema surgiu recentemente, quando António Tajani, vice-presidente da Comissão Europeia, com o pelouro dos transportes, afirmou, tendo como base dados fornecidos pelo governo português, que aquelas obras apenas terão início depois de 2013, sem adiantar datas.

Em declarações à «Lusa», o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, admitiu que a resposta dada pelo comissário europeu deve resultar de um «equívoco» originado pela existência de duas soluções para o projecto.

«A solução integral previa uma linha totalmente nova Porto/Aeroporto Sá Carneiro/Braga/Valença, enquanto a solução faseada incluía uma linha nova entre Braga e Valença e o aproveitamento da actual linha entre Braga e Porto», salientou Carlos Lage.

«Esta solução deixa para mais tarde a construção do troço novo Porto/Aeroporto Sá Carneiro/Braga e é aí que deve estar a confusão», acrescentou o presidente da CCDRN.
Continue a ler esta notícia

Relacionados