Sócrates: concurso para troço Lisboa-Poceirão lançado «este ano» - TVI

Sócrates: concurso para troço Lisboa-Poceirão lançado «este ano»

José Sócrates

Primeiro-ministro garante que este projecto é a favor da melhoria da qualidade de vida

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José Sócrates revelou esta segunda-feira que o concurso público para o troço da rede de alta velocidade Lisboa-Poceirão, que incluirá a terceira travessia sobre o Tejo (TTT), será lançado «este ano», escreve a «Lusa».

«Lisboa-Madrid é a nossa prioridade. Ligarmo-nos à Europa e, por isso, começamos com este troço (Poceirão-Caia), mas temos pressa e queremos que o concurso do próximo troço, que ligará Poceirão a Lisboa e que incluirá uma nova travessia do Tejo, possa ser lançado este ano», frisou.

Portugal segue Europa

Sócrates falava em Évora, na cerimónia de lançamento do concurso público do primeiro troço de alta velocidade Poceirão-Caia (no corredor Lisboa-Madrid), numa extensão de 167 quilómetros, que vai custar 1.450 milhões de euros.

Acompanhado pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, o primeiro-ministro congratulou-se por se estar a «passar das palavras aos actos» relativamente ao TGV.

«Foi uma aposta feita por todos os outros países europeus», disse, garantindo que esses mesmos projectos têm sido «bem sucedidos, a favor das economias e da melhoria da qualidade de vida» nesses países.

30 minutos de Évora a Lisboa

«Esta rede vai mudar tudo porque, se pensarmos por um minuto, o que é que vai mudar aqui em Évora quando for possível deslocarmo-nos a Lisboa em 30 minutos e daqui a Madrid em 02:15? Mudam os quadros mentais, os hábitos e as atitudes das pessoas», afirmou, realçando que Évora vai ser uma das cidades «capital da alta velocidade», tal como Coimbra, Aveiro ou Leiria.

Destacando a importância de Portugal estar ligado à rede transeuropeia das infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias, José Sócrates dirigiu-se também aos que criticam os custos da alta velocidade, cujos eixos prioritários (Lisboa-Porto, Porto-Vigo e Lisboa-Madrid) representam um investimento de quase nove mil milhões de euros (menos dois mil milhões de euros do que inicialmente previsto).
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