João Salgueiro: admissão de uso de garantias por banca «foi bem feita» - TVI

João Salgueiro: admissão de uso de garantias por banca «foi bem feita»

  • Rui Pedro Vieira
  • 27 out 2008, 15:01
João Salgueiro

Associação Portuguesa de Bancos lembra que medida se enquadra no campo das hipóteses

Relacionados
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, João Salgueiro, disse esta segunda-feira que o anúncio realizado pelos cinco maiores bancos portugueses na sexta-feira, admitindo poderem vir a utilizar as garantias de 20 mil milhões de euros avançadas pelo Governo, «foi bem feito».

Segundo João Salgueiro, que falou aos jornalistas à margem do Fórum para a Competitividade em que se debateu o Orçamento de Estado para 2009, «o que os bancos disseram foi que admitiam ponderar» utilizar a referida verba.

No entender do mesmo responsável, o anúncio reflecte «a normalização de um recurso que se pode vir a verificar ou não» e a medida anunciada sexta-feira pela Caixa Geral de Depósitos, BCP, BES, Santander Totta e BPI é uma garantia «que já se verificou em todo o mundo».

Recorde-se que as referidas instituições financeiras lembraram que as decisões finais quanto à possível necessidade de virem a usar a referida garantia «dependerão das condições relevantes de mercado e das alternativas disponíveis, cuja análise aprofundada agora se iniciou».

«Em devido tempo, e em função das conclusões, será, se for caso disso, desencadeado o procedimento previsto na legislação para os efeitos antes referidos», acrescentaram em comunicado ao mercado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados