Marcas próprias mais do que duplicam em 5 anos - TVI

Marcas próprias mais do que duplicam em 5 anos

  • Rui Pedro Vieira
  • 12 mai 2009, 16:34
rótulos

Já representam 30% do total de vendas de produtos de grande consumo

Relacionados
As marcas próprias mais do que duplicaram o seu peso nos últimos cinco anos nas vendas das grandes superfícies.

Os números são da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) que refere que o mercado alimentar tem estado estável ao nível das vendas nos últimos meses, ao passo que o sector não alimentar tem sentido mais os efeitos da crise.

Crise faz subir roubos e leva «hipers» a tomarem medidas

«Hipers» abertos mais horas: 200 mil pessoas «ignoradas»

«Hipers» acusam fabricantes de ópticas de vedarem mercado

Segundo o presidente recém-eleito da APED, Luís Vicente Dias, as marcas próprias representam 30 por cento do total das vendas de produtos de grande consumo. Um valor que contempla mais do que uma duplicação face à quota de há cinco anos, que rondava os 14%.

A APED interpreta este crescimento pelo maior peso que a variável preço está a ter na escolha dos consumidores e por novas estratégias de actuação, que passam por entrar num portfólio mais variado de produtos.

«Houve um grande trabalho de amadurecimento nos preços das marcas próprias», disse o porta-voz da associação, num almoço com jornalistas que decorreu esta terça-feira. Por outro lado, Luís Vicente Dias refere também que se sentiu «algum aburguesamento dos preços nos produtos de marca».

As grandes superfícies registam ainda diferenças ao nível das tendências de consumo, nomeadamente no crescimento nas vendas de alimentos semi-preparados e das refeições prontas a consumir em casa. Tudo porque a APED tem denotado uma maior vontade dos portugueses em trocarem os restaurantes pela comida em casa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados