Anecra lamenta ter sido «preterida» nas ajudas ao sector automóvel - TVI

Anecra lamenta ter sido «preterida» nas ajudas ao sector automóvel

Infiniti

Bastava Governo não ter aumentado os impostos do sector

Relacionados
O presidente da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) lamentou esta quarta-feira que a associação tenha sido «preterida» nas negociações com o Governo sobre o sector, acusando o Executivo de criar medidas de apoio apenas para a indústria.

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Economia, Manuel Pinho, estão hoje reunidos com representantes dos fabricantes e da indústria de componentes automóvel para apresentar um plano de apoio à crise que afecta o sector, avança a «Lusa».

«A ANECRA está estupefacta com a posição persistente do Governo em olhar unicamente para a indústria de componentes e produção automóvel, esquecendo o sector do comércio, distribuição e reparação, como se estes sectores não fossem também vitais, visto que não há produção se não houver escoamento», disse António Ferreira Nunes.

«É uma discriminação absolutamente inaceitável e sem sustentação», acrescentou o presidente da ANECRA, sublinhando que o sector do comércio e reparação representa 80 mil postos de trabalho, enquanto a indústria de componentes e produção automóvel emprega 40 mil pessoas.

Para apoiar o sector, defendeu António Ferreira Nunes, bastava que o Governo tivesse em conta as reclamações das associações do sector relativamente ao aumento das taxas e impostos, aquando da elaboração do Orçamento do Estado para 2009.

«Bastava o Governo não ter aumentado os impostos do sector, porque esse já era um contributo a favor», defendeu o presidente da ANECRA, referindo que o aumento do imposto sobre veículos e a retirada dos benefícios aos carros híbridos e ao rent-a-car «vão agravar a vida do sector em 2009, ano que se prevê péssimo».

A ANECRA aguarda a oficialização das medidas de apoio para decidir uma tomada de posição, avançou António Ferreira Nunes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados