«Base da Ryanair no Porto revela confiança na economia» - TVI

«Base da Ryanair no Porto revela confiança na economia»

Ryanair

Primeiro-ministro José Sócrates saúde investimento da companhia em Portugal

Relacionados
[Actualizada às 13 horas]

Em ritmo de pré-campanha eleitoral, José Sócrates não quis faltar à apresentação da primeira base da Ryanair em Portugal, que vai ficar instalada no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

O primeiro-ministro fez um pequeno discurso e não falou aos jornalistas. «O facto de abrir a base da Ryanair aqui no Porto expressa uma confiança na economia portuguesa», frisou, salientando a importância deste projecto para a economia e turismo nacionais: «Trata-se de um investimento muito importante a nível nacional e regional».

José Sócrates considera ser muito importante para Portugal estar «ligado ao centro da Europa» e isso torna-se realidade com uma presença mais forte de uma «companhia de referência, como é a Ryanair», ainda para mais «uma companhia verdadeiramente europeia».

Para além do investimento e da oportunidade de criar mais ligações ao exterior, também foi destacada a «criação de postos de trabalho» e o sucesso crescente do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O primeiro-ministro salientou ainda o papel da Ryanair para o tratado de Lisboa. «A Ryanair é uma companhia verdadeiramente europeia que para além de se instalar no Porto, participou na campanha do seu país pela Europa», disse José Sócrates. «É por isso que nos associamos com gosto à campanha que a Rynair está a fazer na Irlanda para que voto dos irlandeses seja um voto na Europa», acrescentou, em relação ao referendo que se vai realizar no país no dia 2 de Outubro.

Base da Ryanair para o ano em Faro

Igualmente satisfeito estava Michael O'Leary, o presidente da companhia irlandesa. Revelou que já em Outubro será inaugurado um portal na Internet totalmente em português e destacou o arranque imediato da rota entre o Porto e Faro. Para o futuro, revelou a intenção de instalar bases similares em Lisboa e Faro, sendo que o caso do Algarve poderá acontecer já no próximo ano. «Temos de demonstrar que conseguimos crescer no Porto, para que a ANA nos deixe crescer em Faro», considerou.

Com as celebrações da abertura da nova base a Ryanair lançou um milhão de bilhetes gratuitos para viagens na rede europeia em Outubro e Novembro, sendo que as reservas podem ser feitas até 4 de Setembro.

Na cerimónia de inaguração estiveram marcaram também presença o Ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos, o Ministro das Obras Públicas e também o director do Aeroporto, Francisco Vieira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados