BCP vai acompanhar aumento de capital do BPI - TVI

BCP vai acompanhar aumento de capital do BPI

BPI e BCP

Investimento de 35 milhões vai permitir baixar o preço médio das acções

Relacionados
O BCP optou por acompanhar o aumento de capital do BPI, uma operação em que investe cerca de 35 milhões de euros mas lhe permite baixar o preço médio das acções que detém, segundo fontes ligadas à operação.

De acordo com a agência «Lusa», caso não acompanhasse o aumento de capital que o BPI está a fazer, o BCP podia encaixar cerca de 9 milhões de euros com a venda de direitos (tendo em conta o preço médio), mas diluiria sua participação, de quase 10 de por cento, para 8,4%.

A opção, como adiantaram à agência «Lusa» fontes ligadas à operação, foi contudo acompanhar «baixando assim o preço médio das acções detidas (mais de 75 milhões) que se situava acima dos 5 euros por título», aproveitando o desconto a que são emitidas as novas acções.

O BPI faz o aumento de capital emitindo 140 milhões de novas acções a 2,50 euros cada, cabendo ao BCP cerca de 14 milhões de acções.

O preço das acções do BPI em mercado era de 3,13 euros.

O que dizem os analistas

Analistas contactados pela agência «Lusa» consideram que esta opção do BCP, para baixar o preço médio da sua participação no BPI, faz sentido para depois diminuir gradualmente a participação.

Antes da operação estar em curso a convicção do mercado era que não iria acompanhar o aumento de capital, uma vez que «o desconto (no preço das novas acções) foi considerável, faz sentido que a estratégia seja baixar o preço médio para depois sim ir vendendo gradualmente», sustenta o analista da Caixa Banco de Investimento.

O último dia que os direitos transaccionam em bolsa foi quinta-feira e o período de subscrição de acções termina a 11 de Junho, sendo que os novos títulos devem ser admitidos à cotação a 24 de Junho.

O BPI vai aumentar o capital social de 760 milhões de euros para 900 milhões de euros e pretende encaixar 350 milhões de euros com a operação.

As acções do BPI fecharam a desvalorizar 2,34% para 3,13 euros, enquanto as do BCP encerraram nos 1,55 euros, ou seja com uma desvalorização de 0,96%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados