BCP acusa administrador de empresa associada à SAD do FC Porto de burla - TVI

BCP acusa administrador de empresa associada à SAD do FC Porto de burla

BCP - Milennium

Ex-gerente do balcão das Antas do Banco Mello

Relacionados
Espregueira Mendes, administrador de uma empresa associada à SAD do FC Porto, arrisca uma pena de prisão efectiva. Acusado de burla qualificada, um crime punível até oito anos de cadeia, o ex-gerente do balcão das Antas do Banco Mello viu ontem a magistrada do Ministério Público pedir a sua condenação, refere o «Correio da Manhã».

«Confirmam-se os factos da acusação», disse a procuradora, lembrando que este processo, que consistia num esquema de juros altos, à margem do sistema bancário, era essencialmente alimentado por dirigentes portistas.

«O arguido era um mero director de agência. Desviava dinheiro que não lhe pertencia, designadamente de administradores da SAD do Porto, com desconhecimento do Banco Mello», lembrou a magistrada, enquanto a advogada do BCP (que adquiriu entretanto o Banco Mello, constituindo-se assistente) diz também que foi a banca a arcar com os prejuízos.

«Ao fazer este esquema à revelia do banco, prejudicou-o. Quando a situação foi descoberta foi o banco que teve de completar essas obrigações, arcar com os custos. O dr. Espregueira Mendes envolveu familiares directos, amigos. Só não os enganou porque o banco assumiu todas as obrigações», continuou a advogada, lembrando que os prejuízos foram de dez milhões de euros.

Quanto à pena, nem a magistrada, nem a advogada, a quantificaram. Pediram apenas que fosse próximo do limite máximo. A sentença está marcada para dia 27.
Continue a ler esta notícia

Relacionados