BES: «Bancos portugueses estão melhores que europeus» - TVI

BES: «Bancos portugueses estão melhores que europeus»

BES

Num período de crise, BES «resiste»

[Notícia actualizada]

O presidente do Banco Espírito Santo (BES) defendeu esta terça-feira, durante a apresentação de resultados da instituição, que tendo em conta os níveis de crédito vencido, esta crise tem vindo a mostrar que os bancos portugueses estão melhores que a generalidade dos bancos europeus.

«Os bancos portugueses continuam a marcar pontos face a banca europeia», assegurou Ricardo Salgado em conferência de imprensa.

O responsável disse ainda que num período de crise «fomos bastante resistentes» e garantiu que a estratégia internacional do banco «foi melhor do que aquilo que tínhamos previsto».

No que diz respeito ao crédito vencido, o BES registou um crescimento de 36,4% para os 745,6 milhões de euros, no primeiro trimestre.

O instituição financeira avançou ainda que a carga de provisionamento do crédito foi reforçada para 0,80%, quando em 2008 era de 0,57%, tendo em conta o actual ciclo recessivo». Está, por isso, «em linha com a evolução do rácio de crédito vencido há mais de 90 dias que passou para 1,20%».

Recorde-se que o BES apresentou esta terça-feira lucros que caíram 30,6% para 101,3 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo. Ainda assim os resultados ficaram acima das estimativas dos analistas.

As acções do BES fecharam a valorizar 1,09% para 3,79 euros.
Continue a ler esta notícia