Ministro das Finanças acusa João Salgueiro de «arrogância» - TVI

Ministro das Finanças acusa João Salgueiro de «arrogância»

Teixeira dos Santos

O Ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, acusou esta quarta-feira o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), João Salgueiro, de «arrogância».

Relacionados
A reacção do ministro surge depois de João Salgueiro ter afirmado que os ataques à banca por parte do Governo fazem parte da «estratégia para atrair opinião pública».

«São declarações francamente infelizes, que revelam uma atitude arrogante, num momento em que todos têm que contribuir para um esforço que tem que ser nacional», disse Teixeira dos Santos aos jornalistas, à margem do Fórum da Banca, citado pela «Lusa».

Numa entrevista ao «Público», o presidente da APB considera que o Governo português «actua na linha do peronismo com a banca».

José Sócrates anunciou na terça-feira, na Assembleia da República, que o Governo vai «propor legislação no sentido de obrigar os bancos a comunicarem, informarem e esclarecerem a administração tributária, ainda que com derrogação do sigilo bancário, sobre os esquemas, operações ou transacções adoptados ou propostos para efeitos de planeamento fiscal».

«Determinaremos, de imediato, a inspecção tributária obrigatória de todas as operações de transmissão de prejuízos fiscais superiores a 1 milhão de euros e relativos a operações de reestruturação societária, de modo a validar o montante e a natureza dos prejuízos invocados com efeito na redução do imposto a pagar», concluiu o primeiro-ministro.

«Este Governo tem mostrado que dá uma grande prioridade à ocupação das agendas mediáticas. E tem procurado, através de confrontos, de anúncios de grande projectos, de grandes programas, de grandes eventos mediáticos, ter a agenda por sua conta. E tem conseguido», acusa João Salgueiro na entrevista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados