Economia sobe impulsionada pelo consumo privado - TVI

Economia sobe impulsionada pelo consumo privado

Compras

Banco de Portugal diz que actividade económica está «a começar a recuperar», mas aponta para alguma incerteza

Relacionados
A economia portuguesa está a melhorar, reagindo aos sintomas de retoma vindos do exterior e aproveitando o aumento do consumo privado verificado em Setembro último.

Quem o diz é o Banco de Portugal no seu relatório sobre «Indicadores de Conjuntura» tornado público esta sexta-feira, que aponta para uma melhoria do consumo privado face ao trimestre terminado em Agosto, quando o volume de negócios no comércio a retalho diminuiu 1,1 por cento.

Para a instituição liderada por Vítor Constâncio, o indicador coincidente mensal caiu, em Setembro, 0,5 por cento face ao mesmo mês do ano passado. Em Agosto a quebra tinha sido de 1,2%. Este é o registo mais positivo em mais de um ano.

No entanto, o Banco de Portugal é contido nas expectativas, salientando que ainda há um longo caminho a percorrer até à tão esperada recuperação económica, tanto na Europa como em Portugal.

Embora seja «expectável que, nos próximos meses, a taxa de inflação volte a níveis positivos» e que a actividade económica na área euro recupere «a um ritmo gradual», é evidente que o nível de incerteza se manterá «elevado», como refere o documento.

Portugal é o 2º país com maior queda da inflação na UE

O mesmo acontece em Portugal onde, apesar de ser ter verificado um aumento da confiança dos consumidores, no terceiro trimestre de 2009, o sector automóvel viu as suas vendas caírem 16,7% - após a derrapagem de 30,2% no trimestre anterior - ao passo que as exportações e importações, tanto no comércio internacional de mercadorias como de serviços, baixaram tanto em termos homólogos como face ao mês anterior.

Euro e PSI20 a subir

Já pelas contas do Banco de Portugal, a moeda única europeia está em alta, com especial valorização face ao dólar e à libra esterlina, de 3,1% e 5,9% respectivamente.



BCE quer manter medidas de estímulo


Euro ganha terreno devido a empréstimo do BCE

Além disso, o Eurosistema levou a cabo um leilão onde foram colocados, a 30 de Setembro, 75,74 mil milhões de euros à taxa fixa de 1%.

Também o principal índice da bolsa nacional, o PSI20, registou em Setembro uma variação positiva de 8,3%, «tendo prosseguido esta tendência nas duas primeiras semanas de Outubro», diz o relatório.
Continue a ler esta notícia

Relacionados