Depósitos em Lisboa e Funchal pesam quase 40% do total - TVI

Depósitos em Lisboa e Funchal pesam quase 40% do total

depósitos

Lisboa e Funchal representam 38,3 por cento dos depósitos feitos em Portugal e 54,1% do crédito concedido.

Relacionados
A revelação é feita pelo estudo da Marktest que revela que Lisboa representa 27,7% do total de depósitos feitos no país e 42,9% do crédito concedido, enquanto no Funchal os depósitos pesam 10,6% e o crédito 11,1%.

O Porto é o terceiro concelho mais importante, representando 6,3% dos depósitos e 6,9% do crédito, enquanto Sintra ocupa a quarta posição, com 1,6% dos depósitos e 1,7% do crédito.

Crédito domina no litoral

O mesmo documento refere ainda que há mais depósitos no interior e mais crédito no litoral. «O saldo entre depósitos bancários e crédito concedido é positivo no interior e negativo no litoral», refere.

O INE contabilizava em 2004 um total de 139 mil milhões de euros de depósitos nos bancos existentes em território nacional. O crédito concedido por estas entidades perfazia então 248 mil milhões de euros. O saldo era por isso negativo em mais de 109 mil milhões de euros.

Regionalmente, este saldo é positivo nos concelhos do interior do país (em 186 dos 308 concelhos do país) e negativo nos concelhos do litoral (122), o que significa que nos primeiros os depósitos excedem o crédito e nos segundos este supera aquele.

«Tendo em conta que o negócio dos bancos passa em grande medida pela concessão de crédito, a situação é-lhes por isso mais favorável nos concelhos do litoral. Basta observar que nos concelhos com saldo de depósitos positivo este valor é inferior em 15 vezes ao saldo observado nos restantes concelhos», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados