Clientes admitem processar Banco Privado - TVI

Clientes admitem processar Banco Privado

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Contratos prevêem que clientes possam romper esse prazo se assim o entenderem

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Os clientes do Banco Privado Português (BPP) que tentaram levantar o dinheiro que têm em depósitos continuaram, ontem, sem qualquer esclarecimento sobre a sua situação por parte da nova gestão de Fernando Adão da Fonseca. E permaneceram, assim, com as contas bloqueadas. Como tal, decidiram recorrer à via judicial para solucionar o problema se nos próximos dias continuarem sem acesso às poupanças, avança o «Diário de Notícias».

Em causa estão as aplicações feitas em depósitos, cujas características, defendem os clientes, não deviam permitir ao banco bloquear os levantamentos. Durante o dia de ontem estava a ser preparado, por um escritório de advogados contratado para o efeito, o processo. A dúvida é sobre se a situação excepcional do banco (alvo de uma intervenção na ordem dos 450 milhões de euros por seis bancos, ao abrigo de uma garantia prestada pelo Estado) lhe dá uma maior margem de manobra na disponibilização do dinheiro. Contudo, se a situação não se alterar nos próximos dias, os clientes deverão mesmo avançar para os tribunais.

«Alguma coisa tem e deve ser feita (sobre o bloqueio dos depósitos), porque existe enquadramento legal para defender os nossos direitos», explicou ao mesmo jornal um dos clientes que está a solicitar a via jurídica e que pediu para não ser identificado.

O objecto das queixas prende-se com depósitos de capital garantido, aos quais o Privado associava adicionalmente uma taxa de rentabilidade, entre 4% e 5,5%, também garantida em alguns produtos. Estes produtos tinham maturidade de um ou mais anos. Os contratos prevêem que clientes possam romper esse prazo se assim o entenderem, sujeitando-se às penalizações previstas para esses casos.
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