Lucros do Santander Totta inalterados nos 273 milhões - TVI

Lucros do Santander Totta inalterados nos 273 milhões

Santander

Recorrente sobe 7%

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O Banco Santander Totta obteve um resultado líquido de 273,3 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 0,7 por cento face aos 271,4 milhões do período homólogo.

Já no que toca ao resultado líquido recorrente, ou seja, exclui o impacto da mais valia que o banco efectuou no mesmo período do ano passado com a venda da participação no BPI (ao BCP), a subida é de 7%.

«Nas circunstâncias actuais é um resultado bastante positivo», comentou o presidente da instituição, Nuno Amado, na conferência de imprensa para apresentação das contas.

Para o mesmo, estes números devem-se ao crescimento de 8,2% dos clientes particulares vinculados, suportado pelo crescimento de 7,7% das domiciliações de ordenados. «Por outro lado, o aumento do negócio de empresas continuou dinâmico com a subida do crédito a negócios e pequenas e médias empresas (PME), que cresceram 22,3% e 13,8%, respectivamente».

«A robustez dos nossos balanço e posição de liquidez, a detenção do melhor rating e eficiência operacional da banca em Portugal, conjugada com uma criteriosa gestão de risco e da margem financeira, permitiram crescer em clientes particulares e empresas e alcançar uma elevada rentabilidade e qualidade recorrente dos resultados», referiu.

Quota mantém-se nos 18%

O responsável salientou também que a rentabilidade capitais próprios manteve-se nos 24,2%, que a margem financeira cresceu 8,9% e que a margem comercial aumentou 6%.

O rácio de solvabilidade atingiu 11,3%, a Tier I 10,1% e o core capital 8%.

«Mantivemos a quota de mercado de 18%. O mais importante é o crescimento da banca comercial», realçou também Nuno Amado.

Quanto a perspectivas para o resto do ano, o presidente do Santander Totta diz que pretender aumentar a vinculação de clientes e respectiva transaccionalidade, com um incremento sustentado da relação e do negócio, e crescimento nos segmentos Premium e empresas.

O objectivo passa ainda por custos controlados e apostar na qualidade de serviço.
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