Nova geração do smart fortwo no mercado já em Abril - TVI

Nova geração do smart fortwo no mercado já em Abril

Smart fortwo

A geração do novo smart fortwo vai ser lançada no mercado já em Abril e, de acordo com a marca, assume-se «como uma importante evolução do actual modelo, conseguindo ser ainda mais confortável, ágil, seguro e amigo do ambiente do que o seu antecessor».

Com um chassis diferente e uma carroçaria ligeiramente mais larga, estes dois elementos contribuem, de acordo com a marca, para que o modelo seja mais confortável.

Muda design mas imagem continua inconfuntível

Com este modelo a marca levou a cabo mudanças ao nível do design, no entanto, a imagem «mantém-se inconfundível». «Um smart fortwo continua a reconhecer-se logo à primeira vista», reconhece a concessionária.

Esta versão apresenta uma gama de motores aperfeiçoados e mais potentes. O motor de três cilindros e um litro de cilindrada debita 61, 71 ou 84 cavalos de potência. A potência do motor que equipa o smart fortwo cdi aumentou cerca de 10 por cento, debitando agora 45 cavalos, mantendo a cilindrada de 800 cêntimos cúbicos.

Todos os motores dispõem de uma caixa manual de 5 velocidades automatizada. As versões a gasolina atingem uma velocidade máxima de 145 quilómetros por hora, ou seja mais 10 km/h mais do que o modelo anterior.



As dimensões aumentaram 19,5 centímetros em comprimento relativamente à primeira geração. Também a bagageira sofreu alterações e passou a ter uma capacidade de carga de 220 litros (mais 70 litros do que anteriormente) e quando carregado até ao tecto atinge uma capacidade de carga de 340 litros (80 litros adicionais).

Também os interiores sofreram alterações com entradas de ar e instrumentos adicionais montados sobre o painel, revestimento em tecido na zona das portas e do painel de instrumentos, bancos de segurança com cintos de segurança de 3 pontos, ignição por detrás da alavanca das velocidades e nova colocação dos comandos dos vidros eléctricos.

O painel de instrumentos deixou de ter o formato em «S», apresentando agora uma linha mais direita no sentido do acompanhante, oferecendo uma sensação única de espaço.

Consumo baixo e equipamentos opcionais

O consumo económico é apontado pela marca como uma das principais vantagens desta versão. «Mesmo com um motor mais potente, as versões a gasolina apresentam um consumo inferior a 5 l/100 km».

No entanto, o smart fortwo cdi consome ainda menos combustível. «O motor diesel do modelo antecessor já apresentava o nível de consumo mais baixo na classe em que se insere. O novo smart fortwo também atingiu o estatuto de três litros, o que corresponde ao consumo inferior a 3,5l/100 km sob condições normais e um nível de apenas 90 g/ km de emissões de dióxido de carbono.

O smart fortwo com arranque automático, baseado na versão a gasolina com 71 cavalos, assegurará mais 13% de economia de combustível no tráfego urbano. Por exemplo, o motor de 3 cilindros desliga-se automaticamente ao parar nos semáforos e volta a ligar-se assim que o condutor carregar no pedal do acelerador.

Esta nova versão conta ainda com uma série de equipamentos opcionais, podendo ser personalizado e adaptado aos requisitos do cliente. É o caso de airbags laterais para a cabeça e tórax, ar condicionado, direcção assistida electricamente, bancos aquecidos e jantes de liga leve.

Está ainda disponível um sistema de navegação portátil, que pode ser integrado no automóvel. Os comandos por voz são transmitidos através dos altifalantes do sistema áudio.

No caso da versão descapotável, a capota é comandada electricamente.

Veja as fotos dos novos modelos
Continue a ler esta notícia