Empresas cotadas são pouco claras nos dados sobre remunerações - TVI

Empresas cotadas são pouco claras nos dados sobre remunerações

  • Sónia Peres Pinto
  • 2 dez 2008, 17:45
Carlos Tavares

Carlos Tavares sublinha que accionistas têm de estar a par de toda a informação

Relacionados
A informação sobre remunerações ainda é insuficiente ao nível das estruturas accionistas. A queixa é do presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«É fundamental que as empresas prestem toda a informação adequada em matéria de remunerações», disse Carlos Tavares na apresentação do Relatório sobre o Governo das Sociedades Cotadas, que antecedeu a conferência «Supervisão em Tempo de Crise» e a entrega do Prémio CMVM.

De acordo com o presidente do órgão supervisor, não cabe à CMVM questionar o nível de remuneração, mas os accionistas têm que estar a par desses dados.

Por isso, os mecanismos de controlo de riscos são outra área que tem de ser melhorada ao nível das empresas cotadas: «A falta de controlo e a falta de mecanismos de detecção de irregularidades foram visíveis nesta crise financeira», sustentou.

Ao nível do governo das sociedades, Carlos Tavares sublinhou ainda aos jornalistas que há progressos a fazer e lições a retirar desta crise.

«Se 2008 foi um ano caracterizado pelo combate ao abuso de mercado, 2009 vai ser importante para o governo das sociedades porque há recomendações que vão entrar», explicou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados