Problemas na banca resultam de falta de controlo das sociedades - TVI

Problemas na banca resultam de falta de controlo das sociedades

carlos Tavares

«Os controlos societários não funcionam», defende

Relacionados
O presidente da Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários(CMVM), Carlos Tavares, disse esta quinta-feira que os problemas no BPN e no BCP foram devidos «à falta de controlo do governo das sociedades», escreve a agência «Lusa».

Carlos Tavares, que abordou o tema «informação financeira e mercado de capitais» no XII Congresso de Contabilidade e Auditoria que decorre na Universidade de Aveiro, ao responder a questões do público, defendeu que «os problemas no BCP e BPN teriam seguramente sido evitados se houvesse regulamentação sobre a governação das sociedades».

«Os controlos societários não funcionam e não há administradores independentes Os administradores não executivos vão às sociedades uma vez por mês e não questionam as decisões», disse.

Segundo Carlos Tavares, «os accionistas também não pedem habitualmente explicações nas assembleias-gerais» e «há a prática indesejável das instituições financiarem a compra de capital, o que deixa os accionistas numa situação de dependência».

Sobre o caso do BPN, Carlos Tavares não quis entrar em detalhes, limitando-se apenas a justificar: «não posso e não devo».

Comentando a crise internacional, o presidente da CMVM referiu que houve uma expansão da economia financeira sem tradução na economia real, nomeadamente com liquidez abundante e baixas taxas de juro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados