Construção: Trabalhadores portugueses estão a sair de Espanha - TVI

Construção: Trabalhadores portugueses estão a sair de Espanha

Obras

Para outros países como França

Relacionados
Os portugueses que trabalham na construção civil em Espanha estão a sair daquele país devido à crise económica. Segundo a «Rádio Renascença», muitos estão a optar por ir para França.

Dos cerca de 90 mil trabalhadores, que no pico da mobilidade foram para Espanha, neste momento já saíram cerca de 15 mil para outros países da União Europeia, noticiam.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção e Obras Públicas, Albano Ribeiro, há empresas portuguesas a laborar em Espanha, mas sem dinheiro para pagar salários. «As empresas espanholas pagavam aos empreiteiros portugueses a 30 dias, agora, como há uma grande crise, estão a pagar a 90 dias. Já há empresas que não têm dinheiro para pagar os funcionários, pois não facturam no fim do mês».

O presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas admite que a actual crise pode levar a despedimentos no sector.

Ricardo Gomes admite que a saída para esta crise pode ser a aposta no estrangeiro. «É natural que, se houver uma quebra de actividade, haja uma necessidade de reduzir os efectivos nas empresas. É uma inevitabilidade. (...) Penso que o fenómeno da internacionalização continuará e atenuará o impacto que possa vir a existir de uma menor actividade do sector».
Continue a ler esta notícia

Relacionados