Presidente do BPI «surpreendido» por resposta rápida da UE à crise - TVI

Presidente do BPI «surpreendido» por resposta rápida da UE à crise

Fernando Ulrich Presidente do BPI

Só uma parte ínfima do dinheiro «está no pipeline»

Relacionados
O presidente do BPI, Fernando Ulrich, diz-se «surpreendido, pela positiva, pela reacção da União Europeia» à crise, numa resposta que considerou «boa e rápida».

Na conferência de imprensa em que apresentou os resultados do banco relativos aos primeiros nove meses do ano, Fernando Ulrich admitiu que a actual situação financeira «é muito séria, provavelmente é a primeira crise que temos tão séria e com um mercado tão globalizado. Mas a capacidade de resposta das autoridades é também muito maior».

A resposta que era necessária, foi dada, não só através das garantias estatais ao financiamento dos bancos como através das injecções de liquidez e até de capital. Agora, até que as medidas que foram tomadas surtam efeito, e o dinheiro comece a circular, vai levar algum tempo.

«Provavelmente, até agora, apenas uma ínfima parte desse dinheiro está no pipeline, há que esperar pelo resto e pelos efeitos», disse o presidente do banco.

Para Ulrich, as medidas «impressionam pela coerência e pela dimensão, merecem o meu respeito, são um contributo potentíssimo para melhorar a situação».

Agora as preocupações voltam-se sobretudo para os riscos de uma recessão económica. «Temos que estar preparados para uma situação muito exigente, em termos financeiros e económicos, nos próximos trimestres», alertou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados