Presidente do Eurogrupo diz ter pouca consideração por banqueiros - TVI

Presidente do Eurogrupo diz ter pouca consideração por banqueiros

Crise

Mostra-se irritado com a atitude dos mercados financeiros após o começo da crise

Relacionados
O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Clude Juncker, disse ter pelos banqueiros consideração «próximo de zero», numa entrevista a publicar sábado no diário francês La Croix.

«Tenho pela profissão de banqueiro exactamente a mesma consideração que os banqueiros têm pela minha: próximo de zero», disse Juncker, que é também ministro das Finanças do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, que junta os ministros das Finanças da Zona Euro, avança a «Lusa».

Na entrevista, o primeiro-ministro luxemburguês mostra-se particularmente irritado com a atitude dos mercados financeiros após o começo da crise.

«Os mesmos que querem castrar os poderes públicos são agora os primeiros a dirigir-se a eles para responder à crise», afirma Juncker.

«Sinto-me co-responsável pelo curso dos acontecimentos. Fizemos tudo para que a crise não passasse para a economia real», conclui, acrescentando esperar que a intervenção dos Estados no sentido de salvar vários bancos sirva de lição para o futuro.

O luxemburguês participa sábado, em Paris, numa mini-cimeira convocada pelo presidente Francês para discutir a crise que está a abalar os mercados financeiros, reunião em que também estarão presentes os chefes de governo da Alemanha, Itália e Grã-Bretanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados