Presidente do Eurogrupo «aliviado» com aprovação do plano dos EUA - TVI

Presidente do Eurogrupo «aliviado» com aprovação do plano dos EUA

Crise banca:Tesouro dos EUA revela plano de salvamento

Espera-se agora pela votação da Câmara dos Representantes

O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, garante estar «muito aliviado» com a decisão do Senado norte-americano de aprovar o plano de 700 mil milhões de dólares para salvar o mercado financeiro interno.

«Estou muito aliviado por ver que o obstáculo do Senado foi ultrapassado», disse Juncker em entrevista à rádio «Deutschland», citada pela «Lusa», apelando a uma votação «rápida» por parte da Câmara dos Representantes.

Na opinião do presidente do Eurogrupo, a aprovação do plano de salvamento do sistema financeiro norte-americano iria «certamente contribuir para acalmar os mercados».

Por outro lado, garantiu que na Europa não será necessário adoptar um plano semelhante, uma vez que o sistema financeiro europeu é «mais estável».

O principal responsável pelos ministros das Finanças da Zona Euro disse, no entanto, ser desejável que os países europeus introduzam «uma estratégia de defesa mais sistemática» face aos riscos de falências bancárias, em vez de se limitarem a reagir caso a caso, como, referiu, tem acontecido até aqui.

Jean-Claude Juncker disse ainda que esse assunto vai ser discutido sábado em Paris, numa reunião convocada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, com os países europeus que integram o grupo dos sete países mais industrializados (França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha), com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, além de Jean-Claude Juncker.
Continue a ler esta notícia