UE vai ter mais três milhões de desempregados em 2010 - TVI

UE vai ter mais três milhões de desempregados em 2010

ANUNCIO 1057459 IMG2

Alerta que alguns países vão sofrer mais

Relacionados
O desemprego deverá atingir 20 milhões de pessoas na União Europeia nos próximos dois anos, mais três milhões do que actualmente, disse esta quinta-feira o comissário europeu do Emprego, Vladimir Spidla.

«O pico da taxa de desemprego vai acontecer em dois anos» quando haverá «talvez mais três milhões de desempregados» na União Europeia do que actualmente, afirmou Spidla numa mesa redonda organizado pela organização patronal europeia Business Europe, em Paris, avança a «Lusa».

Estes números deverão significar uma subida da taxa de desemprego entre 1,2 e 2 pontos percentuais. Segundo as estimativas do Eurostat, em Outubro o número de desempregados ascendia a cerca de 17 milhões nos 27 Estados-membros.

Nas perspectivas económicas divulgadas em Novembro, a Comissão Europeia indicava que em 2010 a taxa de desemprego iria passar dos actuais 7,5 por cento na Zona Euro e 7,1 por cento no conjunto da UE para 8,7 e 8,1 por cento, respectivamente.

Vladimir Spidla afirmou também que o agravamento da situação do desemprego «não será uniforme» e que alguns países vão sofrer mais, ainda que sem adiantar quais.

Para o comissário europeu do Emprego, a actual crise é «ao mesmo tempo conjuntural e estrutural» e insistiu que «a paz social é uma base necessária para reformar e para superar a crise» pelo que o corte nas despesas sociais «não é uma estratégia válida».
Continue a ler esta notícia

Relacionados