Quase 60% dos portugueses com dificuldades em pagar contas no fim do mês - TVI

Quase 60% dos portugueses com dificuldades em pagar contas no fim do mês

Dinheiro

Em relação aos produtos alimentares não houve muitas alterações

Relacionados
A situação financeira dos agregados familiares portugueses está a degradar-se, conclui o estudo realizado pela Netsonda sobre Consumo e Poder de Compra no último ano.

De acordo com o mesmo, quase 60% dos inquiridos «concorda» ou «tende a concordar» com a afirmação de ter dificuldades em pagar contas no fim do mês.

Quase 74% afirma que o poder de compra que a sua família tinha há um ano atrás piorou, quando comparada com a situação presente.

Quando cruzadas as questões sobre o poder de compra e consumo de vários produtos e serviços com o rendimento dos agregados familiares, conclui-se que nos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, o consumo manteve-se ou diminuiu em todos os diferentes perfis de rendimento, com a excepção de um dos escalões mais baixos que manteve ou subiu ligeiramente.

Quando questionados sobre a oscilação do consumo de vários produtos e serviços no último ano, as respostas dos inquiridos incidem essencialmente nas opções «manteve» e «diminuiu», em áreas como vestuário e calçado, acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, lazer, recreação e cultura, bens e serviços diversos.

No que diz respeito a bebidas alcoólicas, tabaco e narcóticos, restaurantes e hotéis, mais de 50 por cento dos inquiridos afirma ter diminuído o seu consumo desde o ano passado até ao momento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados