Projectos de poupança energética vão ter mais apoios - TVI

Projectos de poupança energética vão ter mais apoios

energia eólica

27 mil certificados energéticos de habitações aprovados

Relacionados
O Governo está a preparar um programa energético em que definiu cinco áreas prioritárias, nas quais será feito um maior investimento. No entanto, os moldes ainda estão a ser definidos, nomeadamente os montantes. Desta forma, os apoios a receber nestes projectos poderão ser comunitários ou também do Estado, adiantou o director-geral da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG).

«Há cinco áreas-chave de investimento para dinamizar a economia e promover a eficiência energética: a instalação de painéis solares, a microgeração eólica, o carro eléctrico, a promoção das redes inteligentes e a poupança nos edifícios públicos», afirmou José Perdigoto no seminário «Energia: propostas para Portugal», organizado pela Câmara de Comércio luso-belga-luxemburguesa.

Programa pode permitir antecipar meta de Portugal

Este programa está a ser elaborado pelo Ministério da Economia e terá também a contribuição da DGEG. «O objectivo é estabilizar receitas e empregos e antecipar os objectivos de eficiência do país», referiu o mesmo à margem, sublinhando que a energia foi identificada na Europa como um sector para transmitir dinâmica à economia.

De referir que a meta de Portugal é chegar a 2020 com 31 por cento da electricidade produzida a partir de fontes renováveis.

José Perdigoto avançou ainda um balanço dos certificados de eficiência energética das casas. «Nesta última fase agora em Janeiro, houve 27 mil registos, ou seja, aprovações. Contamos com 822 peritos qualificados e 653 empresas registadas no portal», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados