«Caça-Watts» permitem poupança de 60 euros por família - TVI

«Caça-Watts» permitem poupança de 60 euros por família

lâmpada

Objectivo é reduzir em 10 por cento o consumo de energia

Relacionados
As brigadas municipais «Caça-Watts», que fazem o diagnóstico do consumo de electricidade nas casas particulares do concelho de Cascais, visitaram em 2008 mais de 50 lares, permitindo às famílias uma poupança anual média de 60 euros, refere a agência Lusa.

Criado em Abril passado pela agência municipal Cascais Energia, o projecto «Caça-Watts» visa reduzir em 10 por cento o consumo de energia doméstica no concelho, disponibilizando auditorias para avaliar os principais pontos de desperdício, a preços que variam entre 25 (T0 ou T1) e 50 euros (T5).

Após verificarem lâmpadas, electrodomésticos e isolamentos térmicos, os técnicos fornecem um relatório com o diagnóstico final e recomendações de boas práticas.

Em 2008, as mais de 50 auditorias efectuadas (35 por cento das quais em apartamentos T3 e T4) permitiram concluir, segundo a agência, que a utilização de lâmpadas incandescentes e o «deficiente» isolamento térmico, sobretudo de janelas e caixas de estore, são as principais fontes de desperdício energético nos lares cascaenses.

Os requerentes do serviço foram sobretudo pessoas entre os 26 e 35 anos e entre os 46 e 65 anos (com percentagens na ordem dos 30 por cento).
Continue a ler esta notícia

Relacionados