Cavaco: desemprego deu um salto «muito grande» - TVI

Cavaco: desemprego deu um salto «muito grande»

Visita de Cavaco Silva à Turquia

Presidente da República recebe dados da economia sem surpresa

Relacionados
O Presidente da República recebeu sem surpresa os números divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a economia portuguesa, mas admitiu que o desemprego deu um salto muito grande, talvez por subavaliação do trimestre anterior, avança a «TSF».

Ferreira Leite acha que podemos ficar irremediavelmente pobres

Cavaco Silva recusou-se a comentar os dados do INE durante o último de quatro dias de visita oficial à Turquia, mas, no avião de regresso a Lisboa, ontem à noite, num ambiente mais descontraído e sem microfones, fez saber que não ficou surpreendido com a retracção da economia e com o aumento do desemprego.

O Chefe de Estado disse que, de acordo com as previsões dos técnicos da Presidência da República, os números correspondem àquilo que era esperado.



Sócrates preocupado

Sobre o desemprego, Cavaco Silva considerou ter havido um salto muito grande, acrescentando, no entanto, que isso pode ficar a dever-se a uma subavaliação do quarto trimestre.



De referir que INE revelou, na passada sexta-feira, que a economia portuguesa recuou 1,5 por cento no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 2008, com o produto interno bruto (PIB) a cair 3,7% em termos homólogos. Ainda a taxa de desemprego atingiu os 8,9% no primeiro trimestre de 2009, o que representa um agravamento face aos 7,6% do período homólogo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados