Como poupar no aquecimento neste Inverno - TVI

Como poupar no aquecimento neste Inverno

Velhos truques para poupar

No Inverno é certo e sabido: vai gastar muito dinheiro em aquecimento. A «Agência Financeira» ensina-lhe como poupar sem ter de se sacrificar e ficar com os pés frios.

Relacionados
Se combinar a solução dos acumuladores de calor com uma tarifa bi-horária (que a EDP disponibiliza) consegue poupar até 45% no custo de energia com o aquecimento, sem sacrificar o seu conforto. No entanto, esta opção de aquecimento é mais adequada para clientes que permaneçam algum tempo em casa.

A tarifa bi-horária caracteriza-se por preços diferenciados de quilowatts por hora (kWh), consoante a utilização em horas de vazio ou fora de vazio, cujos períodos de duração são visíveis em «horários». As horas de vazio são, fundamentalmente, as do período nocturno e fins-de-semana, em que é mais frequente a utilização de grandes electrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e louça, forno ou aquecimento.

Assim, apesar do encargo de potência ser, para a mesma potência contratada, ligeiramente superior ao encargo da tarifa simples, os ganhos conseguidos em termos do custo dos consumos de energia, inferiores em cerca de 45% nas horas de vazio, permitem normalmente uma poupança significativa.

O que precisa então fazer e sem qualquer custo? Tem que aderir à tarifa bi-horária da EDP, cuja adesão é gratuita, na qual pode escolher entre dois ciclos.

Se combinar a solução dos acumuladores de calor com uma tarifa bi-horária (que a EDP disponibiliza) consegue poupar até 45% no custo de energia com o aquecimento, sem sacrificar o seu conforto. Esta opção é mais adequada para clientes que permaneçam algum tempo em casa.

A tarifa bi-horária caracteriza-se por preços diferenciados de quilowatts por hora (kWh), consoante a utilização em horas de vazio ou fora de vazio, cujos períodos de duração são visíveis em «horários». As horas de vazio são fundamentalmente as do período nocturno e fins-de-semana, em que é mais frequente a utilização de grandes electrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e louça, e neste período o consumo de energia custa menos 45% do que nas restantes horas.

Na tarifa bi-horária pode escolher entre o ciclo semanal e o ciclo diário. O ciclo semanal, com 76 horas de vazio por semana, em que de segunda a sexta-feira, existem 7 horas de vazio por dia (da meia-noite às 7:00 horas), enquanto que aos sábados esse valor é de 17 horas (da meia-noite às 17:00 horas) e aos domingos corresponde a 24 horas. Este ciclo favorecerá, em princípio, quem utiliza com maior intensidade electricidade aos fins-de-semana.

Já o ciclo diário, com 70 horas, não faz distinção entre dias de semana ou fim-de-semana, existindo sempre 10 horas de vazio por dia (das 22:00 horas às 8:00 horas). Este ciclo destina-se a pessoas que têm um consumo de electricidade mais homogéneo ao longo da semana.

Para descobrir se esta é a melhor opção para si ou se quiser aceder à tarifa bi-horária da EDP, clique aqui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados