Pão, luz, gás e água ficam mais caros em Janeiro - TVI

Pão, luz, gás e água ficam mais caros em Janeiro

Pão mais caro

A menos de um mês do novo ano, está na altura de os portugueses começarem a habituar-se a ouvir falar em aumentos de preços.

Relacionados
Todos os anos, logo em Janeiro, o custo de vida dispara, com uma série de produtos e serviços a registarem grandes subidas de preços. 2007 não será excepção. O preço do pão vai aumentar 20%, a electricidade 5,9%, a água 2,1% (taxa de inflação esperada).

«Quem não aumentar o preço do pão pelo menos 20% está a perder dinheiro», disse ao «SOL» o presidente da Associação do Comércio e Indústria da Panificação. O aumento que deverá ocorrer em Janeiro deve-se à subida esperada, de 30%, no preço da farinha até Junho, e à subida de 5,9% na electricidade.

O preço do pão vai reflectir-se em alguns preços da restauração, sobretudo em sandes, onde se espera também que os preços sejam inflacionados. O café deverá igualmente subir 1,9%, segundo dados da Associação da Restauração e Similares de Portugal.

O mesmo jornal avança com uma previsão de aumento de 6% no preço da habitação, quer para quem tem créditos à habitação (por via da subida das taxas de juro), quer para quem tem casa arrendada (com a nova Lei das Rendas).

Também os transportes vão ficar mais caros, o Governo disse já que a subida deverá ser de 2,1%, valor idêntico à taxa de inflação prevista.

Para quem usa o carro pessoal, em vez dos transportes públicos, as despesas também vão aumentar. Diz o «SOL» que é de esperar que os combustíveis continuem a subir, sobretudo com a actualização prevista para o Imposto sobre Produtos Petrolíferos.

Recorde-se que o Salário Mínimo Nacional (SMN) vai subir 4,4% no ano que vem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados