Qimonda Solar está a salvo - TVI

Qimonda Solar está a salvo

Fábrica da Qimonda

Financiamento do projecto é garantido por consórcio bancário

Relacionados
A EDP em conjunto com as empresas Portuguesas DST e Visabeira e o banco angolano BPA, assinaram esta sexta-feira um contrato de aquisição de 100 por cento da Qimonda Solar Gmbh, empresa que concentra os interesses da Qimonda AG na área do solar fotovoltaico. A Inovcapital e os Grupos BES e BCP fazem também parte do consórcio comprador, refere o comunicado.

A Qimonda Solar é uma sociedade veículo que detém 51% do capital da Itarion, fábrica de células fotovoltaicas localizada em Vila do Conde. Os restantes 49% da Itarion são detidos pela CentroSolar Group Gmbh, empresa alemã especialista no fabrico e instalação de painéis fotovoltaicos.

Numa primeira fase a fábrica terá uma capacidade de cerca de 100 MW/ ano de células fotovoltaicas. O projecto contempla uma possível expansão para 250 MW, bem como outras alternativas de investimento na área do solar como o thin film.

Estão assegurados 150 novos postos de trabalho

Está também prevista a possível instalação de uma fábrica de painéis fotovoltaicos. A criação de emprego associada à primeira fase da fábrica de células corresponde a cerca de 150 postos de trabalho, número que poderá atingir cerca de 500 com as fases subsequentes do projecto e os desenvolvimentos em thin film, painéis e outras tecnologias.

O financiamento do projecto é garantido por consórcio bancário constituído por BCP, BES e CGD. Existe ainda um apoio financeiro concedido ao projecto pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Continue a ler esta notícia

Relacionados