Atrasos do Governo sobem factura da luz - TVI

Atrasos do Governo sobem factura da luz

lâmpada

Estado arrasta há oito meses o pagamento de 466 milhões à REN

Relacionados
A factura eléctrica vai ser novamente agravada no próximo ano. A razão é simples. O Estado arrasta há oito meses o processo que permitirá à Redes Energéticas Nacionais (REN) receber os 466 milhões de euros de défice tarifário a que tem direito e que está assumido no documento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que fixou as tarifas para 2008, cita o «Diário Económico».

O resultado está à vista. Serão os consumidores a pagar, no próximo ano, a factura com os encargos financeiros (juros e amortizações anuais) dos 466 milhões que a REN, entidade gestora das infra-estruturas eléctricas, suporta desde Janeiro último, altura em que deveria ter encaixado esta verba.

Em causa estão as divergências entre o Ministério da Economia e do Ambiente sobre o destino dos 293 milhões de euros obtidos com o prolongamento da concessão das barragens à EDP e que se destinavam a um novo fundo para atenuar o impacto das secas nos preços da electricidade.

O negócio tem como pano de fundo a intervenção do Governo Sócrates para travar a decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) de aumentar em 15,7% os preços da electricidade para os 5,3 milhões de consumidores domésticos em 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados