Indústria e serviços são alvo de 800 milhões de crédito para PME - TVI

Indústria e serviços são alvo de 800 milhões de crédito para PME

Manuel Pinho

Ministro da Economia diz que restantes 200 milhões são para comércio

Relacionados
O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, disse esta quarta-feira à agência «Lusa» que 800 milhões de euros da linha de crédito para as pequenas e médias empresas (PME) anunciada pelo primeiro-ministro destinam-se a empresas na área da indústria e serviços.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira no Parlamento que o Governo decidiu aumentar para 1.000 milhões de euros a nova linha de crédito PME-Invest II, destinada às PME.

«Destes 1.000 milhões de euros, 800 são para indústria e serviços e 200 para o comércio», afirmou o ministro.

Segundo Manuel Pinho, esta medida «corresponde ao princípio de que as PME querem soluções concretas para problemas concretos».

A linha anterior, no valor de 750 milhões de euros, esgotou nas duas primeiras semanas após o lançamento, o que demonstra a «receptividade» das PME a este tipo de instrumentos.

As PME vão ter um período de carência de um ano e meio e beneficiarão de uma taxa de juro inferior à Euribor, acrescentou Manuel Pinho, sublinhando ainda a decisão do Governo de baixar o IRC de 25 para 12,5 por cento nos primeiros 12.500 euros de matéria colectável.

A ajuda às PME, numa altura em que a crise financeira alastrou por todos os mercados, «passa por mais apoios por um lado e menos impostos por outro», disse o ministro.

Estas medidas são a «prova provada de que as PME e o Governo estão a rumar para o mesmo lado», sublinhou o ministro, acrescentando que «são as medidas certas no momento certo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados