Santander Totta reconhece que crédito está mais caro - TVI

Santander Totta reconhece que crédito está mais caro

  • Sónia Peres Pinto
  • 5 fev 2009, 17:00
O Santander Totta investe nas actividades de Verão

Assistiu-se em Janeiro a uma ligeira retoma dos pedidos no crédito à habitação

Relacionados
O presidente do Santander Totta, Nuno Amado, garantiu, esta quinta-feira, que o crédito está mais caro, resultado da crise financeira que se vive. «O crédito está mais caro, assim como financiamento está mais caro», salienta o responsável, durante a apresentação de resultados.

O líder da instituição financeira reconhece que, é por isso, que se verificou uma retracção dos pedidos de crédito a partir do Verão, apesar de salientar que se assistiu a uma ligeira retoma nos pedidos do crédito à habitação em Janeiro.

Quanto aos pedidos de crédito das empresas, Nuno Amado esclarece que estão cerca de 20 a 30% mais baixos em relação ao ano anterior.

Afasta interesse em criar fundo de habitação

Apesar do crédito mal parado ter registado um aumento-90% deve-se a incumprimento de particulares e 10% empresas-Nuno Amado afasta o interesse em criar um fundo de habitação, referindo que o projecto não foi analisado com profundidade.

De acordo com o mesmo, a explicação é simples: «não temos massa crítica para avançar».

Quando questionado sobre o interesse em avançar com novo financiamento para o Banco Privado Português (BPP), Nuno Amado diz apenas que «não sabe dizer», acrescentando ainda que «a nova administração do banco está a analisar a sua situação».

Recorde-se que, o Santander Totta foi um dos bancos que avançou com o plano de 450 milhões euros para salvar o BPP. A CGD e o BCP avançaram com 120 milhões de euros cada um, o BES com 80 milhões, o Santander Totta com 60 milhões, o BPI com 50 milhões e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo com 20 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados