EDP e Sonatrach em vias de reforçarem parceria - TVI

EDP e Sonatrach em vias de reforçarem parceria

EDP

Na exploração conjunta em centrais de ciclo combinado em Portugal e Espanha

Relacionados
A EDP e a Sonatrach estão em vias de fechar acordo para a exploração conjunta em centrais de ciclo combinado em Portugal e Espanha, mas estudam também parcerias em projectos de centrais de ciclo combinado na Argélia.

De acordo com fonte diplomática portuguesa, estes contratos na área da energia encontram-se entre os possíveis acordos empresariais que estão a ser analisados no âmbito da II Cimeira Luso Argelina, domingo e segunda-feira, em Argel.

Além do chefe do Governo português, José Sócrates, a comitiva portuguesa que se desloca à Argélia para a cimeira integra também o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, assim como António Almeida, Manso Neto e Carlos Mata por parte da EDP.

Em Maio passado, o presidente-executivo da EDP, António Mexia, afirmou que estavam a ser ultimados os contratos para a entrada da argelina Sonatrach nas centrais de ciclo combinado de Lares, Portugal, e de Soto de Ribera, em Espanha.

Mexia quer resultados em semanas

Segundo António Mexia, está assim a ser cumprido o acordo de parceria para o gás natural firmado com a empresa argelina no final do ano passado.

«Estamos a ultimar os contratos para os dois grupos de ciclo combinado (Lares e Soto). O primeiro está concluído e nas próximas semanas teremos os resultados», afirmou.

O responsável disse ainda que parte do gás que a eléctrica está a receber e utilizar nas centrais de ciclo combinado «é resultante dos contratos com a Sonatrach, o que permite à EDP uma flexibilidade operacional muito relevante».

Sobre a possibilidade da eléctrica portuguesa vir a participar em projectos de construção de centrais de ciclo na Argélia, António Mexia afirmou que vai depender da decisão do governo argelino de avançar ou não, em termos de planeamento, para a construção desse tipo de centrais.

A EDP e Sonatrach assinaram no final de Outubro do ano passado um conjunto de acordos para uma parceria de negócios na área do gás natural, que permitiu à empresa argelina ter assento no conselho geral e de supervisão da EDP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados