Novas barragens apresentaram menores desvantagens - TVI

Novas barragens apresentaram menores desvantagens

  • Sónia Peres Pinto
  • 4 out 2007, 13:38
Barragens cheias

Localização das novas barragens foram as que apresentaram menores desvantagens.

Relacionados
As localizações das actuais 10 barragens que, serão este mês objecto de consulta pública, são resultado de uma lista de 20 e «são aquelas que terão um menor impacto do ponto de vista ambiental».

A garantia foi dada esta quinta-feira pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, à margem da apresentação do Programa Nacional de Barragens com elevado potencial hidroeléctrico.

De acordo com o ministro, esta selecção foi resultado de um processo rigoroso e as actuais localizações «são aquelas que apresentam as menores desvantagens», acrescentando ainda que «10 não é um número mágico mas é um número possível para alcançar a meta de produção de energia, em que 40% da mesma deverá ter como base as renováveis».

Nunes Correia chamou ainda a atenção de que «o país precisa de energia» e a aposta na fonte hídrica «é uma boa solução e duplica, em muitos casos, o valor da eólica».

Quanto às criticas que têm sido feitas em relação ao impacto ambiental, o ministro do Ambiente afirmou apenas que «não se faz nada sem impactos, temos é de medir as vantagens, os inconvenientes e encontrar uma solução que minimize esses impactos».

Recorde-se que o Governo apresentou esta manhã a lista de 10 barragens que, serão agora objecto de consulta pública, envolvendo um investimento superior a mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados